Quem Sou Eu

imagem-biografia-01

Prof. Dr. Anderson Gurgel Campos

Sou ANDERSON GURGEL CAMPOS, nasci em São Bernardo do Campo em 23 de setembro de 1973, no início da primavera e sob o signo de libra. Por isso mesmo, gosto dos climas amenos e acredito na justiça, na diplomacia e nos ideais de equilíbrio e beleza acima de tudo. 

Cheguei ao jornalismo, por gostar de ler; e ao esporte, por gostar de futebol e de megaeventos esportivos. Como nunca fui bom de bola, só restava torcer pelo Corinthians e estudar os impactos sócio-cultural-econômicos do esporte na vida social e na mídia.

Após a formação, voltei a São Paulo para brigar por um lugar no mercado de trabalho. Fiz frilas, trabalhei em jornal de bairro. Tive uma chance legal e passei no CURSO INTENSIVO DE JORNALISMO APLICADO de O Estado de S.Paulo em parceria com a Universidade de Navarra (Espanha). Nesse curso, fiz parte da nona turma, em 1998. Aprendi muito sobre a visão das empresas de informação e, obviamente, fiz novos amigos.

Em seguida, ainda buscando meu lugar no mercado jornalístico, tive uma chance de fazer oPROGRAMA DE TREINAMENTO DE A GAZETA MERCANTIL, em 1999. Nesse treinamento, encontrei meu lugar no jornalismo: era no mundo da economia e dos negócios.

GAZETA MERCANTIL, tão mal gerida e posteriormente extinta, foi uma grande escola para mim. Lá, aprendi muito sobre economia nas suas várias facetas e, mais que isso, aprendi na prática o que é jornalismo especializado. Isso me ajudou a ser um profissional melhor.

Outra coisa muito importante do meu período de GAZETA MERCANTIL foi a experiência como setorista de Negócios do Esporte. Em 1999, o mercado brasileiro de esporte fervia, com grandes investidores em times brasileiros, com a Lei Pelé e muitas perspectivas. Tive a oportunidade de acompanhar esse assunto. E tenho muito orgulho de ter sido um dos primeiros jornalistas a atuar dedicado ao assunto. 

Contudo, o esporte ainda padece de profissionalismo até mesmo na sua cobertura. Para evoluir na carreira, não dava para somente cobrir negócios do esporte. Em meados de 2000, recebi um novo convite desafiador: trabalhar com revistas. Fui da primeira turma da REVISTA FORBES BRASIL, na gestão da Editora Camelot. Lá, fiz de tudo em termos de reportagens de economia, mas nunca abandonei o mundo dos negócios do esporte e do entretenimento.

Depois da FORBES BRASIL, atuei em várias publicações de tecnologia e negócios. Aprendi muito de Tecnologia da Informação, de educação, de marketing, de cultura, mas nunca abandonei meus primeiros temas: esporte e entretenimento.

Em 2002, entrei no MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA NA PUC SÃO PAULO. Queria, naquela pesquisa, refletir mais sobre a economia do esporte e entender como o jornalismo se relaciona e cobre a temática. Terminei em 2004, ainda mais interessado no assunto. Dessa pesquisa surgiu o meu primeiro livro, lançado em 2006, pela Editora Saraiva, o FUTEBOL S/A – A ECONOMIA EM CAMPO. Essa publicação traz as principais conclusões do meu mestrado, mas avança em apuração sobre os negócios esportivos. 

Enquanto escrevia o FUTEBOL S/A, em 2005, iniciei nova fase na minha carreira, como professor universitário. Passei a dar aula na UNISA (Universidade de Santo Amaro), na graduação. Comecei a dar aulas de técnicas de reportagem para os alunos de jornalismo, mas aproveitando as oportunidades que tive, rapidamente, abri meu leque e passei a lecionar sobre teorias do  jornalismo, da comunicação e outros temas afins. 

Em 2007, ainda na UNISA, recebi o convite para ser coordenador dos cursos de Jornalismo e Rádio&TV. Exerci o cargo por quatro anos, período em que aprendi muito a comunicação social enquanto ciência e sobre a universidade enquanto organização. Encerrei meu ciclo de gestor de curso em 2010 com outra visão sobre a docência em ensino superior. 

Ainda em 2010, entrei no DOUTORADO EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA NA PUC – SÃO PAULO. Desde o mestrado mantive-me ativo na pesquisa, participando de congressos e outros eventos, mas com o início do doutoramento, dei uma nova guinada na minha carreira: sob orientação do Prof. Dr. Norval Baitello Jr. iniciei o desafio de pesquisar sobre as imagens espetaculares do esporte, com o foco em cultura e comunicação. A pesquisa tem previsão de ser concluída no fim de 2013.

Ainda cabe pontuar que, como jornalista, continuo na militância, gerando conteúdos, mais também trabalhando por um jornalismo de mais qualidade. Colaboro com vários veículos e gero conteúdo, por meio da Empresa OLHO DE GATO COMUNICAÇÃO LTDA. para clientes variados.  

Como repórter, já tive a honra de conquistar alguns prêmios. O mais importante foi o Prêmio Unisys de Jornalismo, em 2007, com uma reportagem sobre segurança da Informação. Na área de esportes, conquistei a COPA AVAYA DE JORNALISMO, em 2006, com uma reportagem especial sobre o futebol e o Brasil. Também conquistei o segundo e o terceiro lugares no Prêmio Caio, em 2000, com reportagens sobre negócios e turismo em São Paulo. 

Desde 2013, inclusive, assumi uma coluna sobre Comunicação e Marketing Esportivo no Portal Imprensa, onde quinzenalmente abordo assuntos de relevância para o jornalismo e o marketing esportivo. Além da coluna, mantenho atuação constante em redes sociais, tentando contribuir para um debate de alto nível sobre esporte e comunicação. 

Na carreira acadêmica, entre artigos e pesquisas, destaco a minha participação no Grupo de Pesquisas em Comunicação e Esportes, da Intercom, desde 2004. E, ainda, no CISC(Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia), desde 2010.

Por fim, nesta apresentação, acrescento que sou casado, tenho um filho. Adoro livros, gatos, cinema, viajar e, também, de boas comidas e de bons vinhos. Não necessariamente nesta ordem.

Evento de Lançamento da Revista Organicom sobre Comunicação e Esporte

Evento de Lançamento da Revista Organicom sobre Comunicação e Esporte

Evento de Lançamento da Revista Organicom sobre Comunicação e Esporte, em 2012, na Fecap. Na foto, participo de um debate com o jornalista Juca Kfouri (micronfone na mão) e com os professores Luciano Maluly (paletó marrom), Margarida Kunsch e Ary Rocco Junior (no canto direito). Foto de divulgação dos organizadores do evento.

© 2017 Anderson Gurgel. - Todos os Direitos Reservados. XHTML / CSS Valid.
Desenvolvimento Doka Comunicação.