A “Copa das Copas” vista pelo retrovisor

Um ano após o início do Mundial, em Itaquera, muita coisa já aconteceu: o 7 a 1 contra a Alemanha, os escândalos que levaram cartolas da Fifa à prisão, a queda de Joseph Blatter. Por outro lado, outras coisas continuam como antes: estádios no Brasil continuam vazios, obras da Copa ainda não foram concluídas e a descrença no futebol brasileiro só aumentou.

E-book “A Copa das Copas”, desenvolvido por pesquisadores especializados em comunicação e esporte, faz um amplo painel sobre a realização do Mundial de Futebol de 2014. Gratuita, a obra pode ajudar a compreender se houve e quais seriam os legados desse megaevento realizado no Brasil.

 capa ebook copa das copas 2015

Anderson Gurgel

Doutor em Comunicação, especialista em mídia e esporte e professor universitário

Por muito tempo, os amantes do futebol foram bombardeados pela mídia com a ideia de que o Brasil é o “País do Futebol”. Essa grandiloquência, tipicamente brasileira, teve um novo capítulo recente com a realização no país da Copa do Mundo Fifa de 2014.

Foi a partir dessa crença – tão fortemente calcada na cultura nacional – que surgiu a derivação de que, se o Brasil é o “país do futebol”, então a Copa do Mundo realizada em solo verde-amarelo seria, por consequência, a “Copa das Copas”.

Contudo, ser o “País do Futebol” é totalmente diferente de ser o “País da Copa do Mundo”. E, de certa forma, os brasileiros tiveram uma lição surpreendente sobre isso com a Copa de 2014.

Enquanto se esperava mais do “país do futebol”, ou seja, da seleção nacional, em campo, pouco se esperava da realização da Copa do Mundo enquanto megaevento.

No embaralhamento do “País do Futebol” com o do “País da ‘Copa das Copas’” surge um objeto novo, fascinante e trágico. Uma obra tipicamente brasileira: A Copa do Mundo de 2014, em todo o seu contorno barroco.

Foi com a meta de refletir sobre esse megaevento realizado no país e seus desdobramentos para o mundo do esporte e da mídia esportiva brasileira que foi produzido o e-book “A Copa das Copas – Reflexões sobre o Mundial de Futebol de 2014 no Brasil” (Unesp-Edições Ludens, 2015).

Organizado pelo professor da Unesp de Bauru e especialista em mídia e esporte, José Carlos Marques, a obra contou com a participação de especialistas em comunicação esportiva de várias instituições universitárias do Brasil, além de um convidado argentino.

Nas mais de trezentas páginas, os especialistas vão destrinchando a “Copa das Copas” para encontrar respostas sobre o que foi e para que servirá essa segunda edição do Mundial de Futebol realizado no Brasil.

Já que esquecer o 7 a 1 do jogo Brasil e Alemanha, realizado no Mineirão, é impossível. Com esse e-book, é possível entender como o “País do Futebol” acordou para um pesadelo, deitado em berço esplêndido, sob o olhar das telas do século XXI.

Com o brilho do futebol barroco-arte do século passado no retrovisor, resta ao Brasil buscar um novo futuro para o seu futebol e para o seu sentido de ser enquanto nação.

Nessa obra, vemos que, carregada de um barroquismo típico da nossa cultura, a Copa do Mundo realizada no Brasil pela segunda vez, teve de tudo: grandes jogos, goleadas, estádios cheios, resultados surpreendentes e um feito histórico com a Alemanha, ao conquistar o seu quarto título em solo sul-americano.

Mas entre o brilho e a virtuose também foi a Copa dos estádios feitos às pressas, dos custos elevados com obras, das vaias a autoridades, dos protestos, do nacionalismo histérico e, não menos importante, da ruptura com a certeza de que o “Brasil é o país do futebol”.

Entre o que brilhou e o que foi sombra uma pergunta se coloca: seria um dos legados inegáveis da Copa de 2014 a perda da fé no Brasil como essa nação vocacionada ao esporte de maior paixão planetária?

A leitura de “A Copa das Copas” pode ajudar a trazer pistas para entender um Brasil que se acostumou a ser referência no futebol, mas que tem ao menos sete motivos para aceitar que o momento é outro.

Para ler ter acesso ao ebook “A Copa das Copas”, entre no link: http://www.faac.unesp.br/Home/Utilidades/a-copa-das-copas—ebook—versao-final.pdf

Boa leitura!

Filed in: Blog Tags: , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Comentar

WP-SpamFree by Pole Position Marketing

© 2018 Anderson Gurgel. - Todos os Direitos Reservados. XHTML / CSS Valid.
Desenvolvimento Doka Comunicação.